Pouco conhecida, a Praia da Maçã fica localizada no localizada no bairro de Jurujuba. Porém, apesar de não ser muito conhecida, durante o ano de 2009, a praia ganhou destaque em todo estado por ser alvo de um grandioso projeto denominado "Projeto Praia da Maçã", que rendeu muito debate.
O projeto Praia da Maçã, integrado com os preparativos para as Olímpiadas de 2016, fazia parte da tentativa de fazer de Niterói o maior centro turístico do Brasil. Entre os pontos positivos deste projeto estavam a criação de mais um polo turístico na cidade, a preocupação com o meio ambiente e a geração de novas vagas de emprego, além do aspécto cultural e da criação de mais um hotel na cidade.
No local seriam criados o Centro de Referência em Educação Ambiental, o Corredor de Biodiversidades da Mata Atlântica, o Museu das Origens do Samba Ismael Silva, o teleférico, um segundo "Pão de Açúcar", um heliporto, um trem suspenso para a região oceânica, um túnel subterrâneo e a despoluição das praias de Niterói.
Infelizmente, ao que tudo indica, esse projeto não foi viabilizado, nem implementado em partes, ficando apenas no papel.