Localizada na parte leste da Ilha de Florianópolis, o acesso até a Ilha é apenas por barco, que sai de três pontos diferentes: Praia da Armação, Barra da Lagoa e da Praia do Campeche.
Quem chega até a Ilha do Campeche não fica parado, pode-se praticar mergulho, especialmente quem está começando, é o lugar ideal, por causa das poucas ondas. Fora das águas claras, as trilhas são uma ótima opção para quem gosta de entrar em contato com a natureza, além dos sítios arqueológicos que guardam a história do local.
A Ilha do Campeche que é cercada pela Mata Altântica, e por isso, muitos se preocupam com a conservação dela, portanto, várias associações se dividem na tentativa de impedir que o meio ambiente seja afetado.
O que fazer: Existem diversas inscrições rupestres, que podem ser vistas fazendo-se caminhadas pelas trilhas acompanhadas de instrutores. Sua área é de 381.648.00m2. Sua pequena extensão de areia possui atualmente dois restaurantes e telefone público. Sua natureza exuberante atrai também muitos mergulhadores, principalmente amadores.
Fotos de Carol Borba